Os factores de crescimento são um conjunto de substâncias, a maioria de natureza proteica que, juntamente com as hormonas e os neurotransmissores, desempenham uma importante função na comunicação intercelular.
A função principal dos factores de crescimento é o controlo externo do ciclo celular, mediante o abandono da quiescência celular (fase G0) e entrada da célula na fase G1.
A função dos factores de crescimento não é somente estimular a proliferação celular através da regulação do ciclo celular, iniciando a mitose, mas também manter a sobrevivência celular, estimular a migração celular, a diferenciação celular e também a apoptose.
Geralmente promovem a diferenciação e a maturação da células, o que varia entre os factores de crescimento. Por exemplo, as proteínas ósseas morfogenéticas estimulam a diferenciação óssea, enquanto que o factor de crescimento endotelial vascular estimula a diferenciação do vaso sanguíneo. Os factores de crescimento agem como sinalizadores entre células. São exemplos disto as citocinas e hormonas que se ligam a receptores específicos na superfície de suas células alvo.
Os factores de crescimento desempenham a sua função a muito baixas concentrações nos líquidos corporais, da ordem dos picogramas. Actuam unindo-se a receptores celulares situados na membrana celular que transmitem o sinal do exterior para o interior da célula, mediante o acoplamento de diferentes proteinocinases que se fosforilam e que activam uma cascata de sinais que acaba com a activação de um ou vários genes.
A função dos factores de crescimento é regulada por diferentes mecanismos que controlam a activação genética, como:
- A transcrição e tradução do gene do factor de crescimento.
- A modulação da emissão do sinal pelo receptor.
- O controlo da resposta celular por moléculas com acção oposta à resposta inicial.
- Controle extracelular pela disponibilidade do factor de crescimento, que é depositado na matriz extracelular.
Exemplos de Factores de Crescimento
- Trombopoetina
- Eritropoetina
- Miostatina
- Factor de crescimento derivado de plaquetas
- Factor de crescimento de hepatócitos
- Factor de crescimento de epiderme
- Factor de crescimento transformador b
Utilizações dos Factores de Crescimento
- TENDINITES
- CALCIFICAÇÔES
- PSEUDARTROSE
- MEDICINA DENTARIA
- CIRURGIAS ORTOPÉDICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário